Sobre o Município

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ACESSO A CIDADE

Assim, o município está localizado na Mesorregião do Nordeste Paraense, na Microrregião Bragantina, à margem direita do rio Maracanã, a 180 km de Belém. Desse modo, de Belém a Santarém Novo percorrerá pela BR 316 até ao município de Santa Maria do Pará ( Trevo da Vila Nova) em seguida pela PA 324 (Belém – Salinópolis) até o trevo da entrada do município na Vila do Pau Amarelo,com acesso a PA 438 que liga a cidade de Santarém Novo. A figura 02 retrata o mapa com os municípios que formam a Microrregião Bragantina a qual o número 11( verde), representa o município de Santarém Novo.

ÁREA TERRITORIAL E LIMITES

O município possui uma área territorial de 229. 510 km² (correspondente a 22.951 hectares). Limita-se com os seguintes municípios: Ao NORTE com o município de São João de Pirabas; a LESTE com os municípios de Primavera; Ao SUL com os municípios de Peixe – Boi, Nova Timboteua e Igarapé-Açú; a OESTE com o município de Maracanã. Com uma densidade populacional de 26,8/km². Localiza-se a uma Latitude 00º 55’ 44’’ Sul e a uma Longitude 47º 23’ 49’’ Oeste, estando a uma altitude de 31 metros ao nível do mar, conforme dados do IBGE-2010. Desse modo, toda a frente da cidade é banhada por um dos principais acidentes geográficos, o rio Maracanã, que tem sua nascente no município de Castanhal e deságua no oceano Atlântico, banhando os municípios de Igarapé Açu, Nova Timboteua, Peixe Boi, Santarém Novo e Maracanã, navegável em quase toda a sua extensão, conforme Ferreira (1956). Assim, o município está dividido em 01 sede ( Santarém Novo) e 25 comunidades tais como: Bacuriteua, Amapazinho, Trombetinhas, Baroca, Bom Jesus, Brasileiro, Clemente, Areal, Faustina, Fortaleza, Iraquara, Iraquara Colônia, Jutaízinho, Jutaí Grande, Vista Alegre, Pacujá, Pau Amarelo, Paraíso, Pedrinhas, Pirateua, São João de Piri Miri, Santa Terezinha, Santo Antônio do Trombetas, Trombetas e Cearense

POPULAÇÃO E ECONÔMIA

Santarém Novo possui uma população de 6.145 habitantes, das quais 1.813 habitantes formam a população urbana e, 4.332 habitantes formam a população rural do município, segundo dados do IBGE-2010. Tem sua economia baseada na agricultura de subsistência, pesca artesanal, extração do caranguejo e do açaí. Também existem prestações de serviços públicos (Municipal, estadual e federal). Além de pequenos comerciantes e pequenos pecuaristas. Entretanto, Santarém Novo apresenta uma diversidade étnica, marcante das culturas indígenas, portuguesa, africanas e outras migrações internas como nordestina e, internas como Italiana e japonesa. Assim, a reprodução de praticas e técnicas oriundas das culturas indígenas, não é visível somente na atividade extrativa, mas em outros aspectos da cultura local tais como na culinária como: manicuera, o mingau de massa de mandioca, o vinho de açaí, do buriti, beiju e farinha de mandioca, as crendices e manifestações populares e, outros muitos traços da cultura indígena que persistiram no tempo e espaço. Essas culturas indígenas se mesclaram a elementos europeus e africanos construindo ao longo do tempo uma cultura peculiar do povo santareense. A figura mostra a brincadeira denominada “Os Pretinhos”, que retratam a presença de cultura africana em Santarém Novo.

Acessibilidade